26 maio 2013

Dica 8: Fontes legíveis


A legibilidade é um fator importante se você quer transmitir algum tipo de informação escrita. Algo muito fantasiado, o leitor não conseguirá ler nada e irá  se desviar dessa informação.
Aconselho Times New Roman ou Georgia para textos longos, por causa da serifa (que são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras), e para textos curtos Arial ou Trebuchet, que são sem serifa.
A escolha depende do blog e não do post. Se você tiver um blog que tem muuuitoo texto, utilize sim as serifas, e se você tem um blog como Embalaço, que visa mais imagens e videos, não há necessidade da serifa. Simples assim. É claro que um post aqui ou outro ali acabam sendo mais compridos e tal, só que ai entra a parte de cada leitor, de querer ler o seu texto ou não.

Bom, pesquisei alguns outros blogs de tutoriais que ensinam colocar outras fontes legais para o título de post e gadgets. Separei bonitinho para vocês a seguir:


Cherry Bomb - A Liah recentemente disse adeus ao blog de tutoriais Cherry Bomb, mas por enquanto está no ar. Por isso vou divulgar esse tutorial que me ajudou muito em outros layouts.
Nesse tutorial ela usou o Cufon, um site que gera script de qualquer fonte. Tanto é que para achar uma fonte legal recomendo o Font Squirrel onde as tipografias são de qualidade e de graça.
Para acompanhar o tutorial clique (www).
Por favor, se os links não estiverem mais disponíveis, agradeceria que me avisassem.


Jackie Dream - Outra das minhas preferidas em tutoriais do blogger, sempre encontro o que eu quero e com as fontes não foi diferente, a Jackie é mestra. Ela utilizou o Google Fonts que instala quantas fontes quiser no seu template e explicou tudo certinho no passo-a-passo do seu blog.
Clique para seguir o tutorial (www).


Espero que tenham gostado do post, pois agora estou animada para compartilhar mais dicas e ensinar tudo o que sei de design para vocês e seu blogs. Até mais!

Comentários
3 Comentários

3 laços:

Gaaby disse...

Boas dicas ;)

Beijos'
mundodasgarotasforever.blogspot.com.br

Thalita Maia disse...

amo demais esses dois blogs *u*

Beijos

Infinita disse...

Oi Malena =)
Bom te encontrar aqui novamente, as coisas vão bem? Espero que não suma por tanto tempo no futuro...

Eu adoro acrescentar fontes variadas em um layout. Acho que dá um encanto,sabe? Claro, como você disse, fontes legíveis. Senão, ao invés de encantar, espanta!
Sempre recorro ao Google Fonts, lá tem várias de boa qualidade!

Beijos!!
http://infinitaeu.blogspot.com.br/

Postar um comentário